Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

domingo, 12 de junho de 2011

Cuidado com os alimentos enlatados

Lavar ou não?

alimentos em conserva
Shutterstock
Alimentos em conserva são aqueles armazenados em latas ou potes de vidro imersos em um líquido chamado salmoura. As porções de milho, ervilha e seleta vendidas desta maneira já estão prontas para o consumo, mas sempre surgem dúvidas sobre os cuidados a serem tomados com os produtos enlatados antes de consumi-los.
De acordo com a coordenadora da Garantia da Qualidade e Meio Ambiente da Brasfrigo Alimentos, Maiza Vieira Leão de Castro, não é preciso lavar estes itens após serem retirados das embalagens. "Os vegetais em conserva são esterilizados, o que garante que o alimento não causará nenhum dano à saúde do consumidor. Não é recomendável lavá-los, pois pode haver a recontaminação dos alimentos pela água, caso ela esteja contaminada", explica Maiza.
Para o palmito em conserva, no entanto, a recomendação é diferente. De acordo com a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é necessário fervê-lo por 15 minutos na própria salmoura ou em água antes de usá-lo na culinária. Essa medida é importante para evitar o risco de contaminação das pessoas pela bactéria causadora da doença chamada Botulismo.
A bactéria Clostridium botulinum é um micro-organismo presente no solo de onde o palmito é extraído e que se desenvolve em ambientes nos quais não existe ar. Por isso é associada aos alimentos enlatados ou embalados a vácuo. Este micro-organismo pode ser eliminado facilmente com o acréscimo de ácido crítico ou acético no líquido da conserva pelas empresas produtoras.

Não descuide da embalagem

latas de alimentos em conserva abertas
Shutterstock
Na hora de comprar, o aspecto da embalagem deve ser verificado com atenção. A lata não pode estar amassada, enferrujada ou estufada. No caso de embalagens de vidro, a tampa também não pode ser estufada.
A ferrugem significa que o transporte e o armazenamento dos produtos foram feitos em condições impróprias. O estufamento indica a produção de gás decorrente da alteração do produto por contaminação microbiológica ou química.
As embalagens amassadas podem ter sofrido algum choque mecânico, afetando sua hermeticidade, ou seja, a vedação da lata, permitido assim a entrada de ar e, consequentemente, podendo causar contaminação por micro-organismos. O choque mecânico pode originar, ainda, uma reação do produto com a lata, tornando-o impróprio ao consumo.
Enquanto estiverem com as embalagens fechadas, os alimentos enlatados devem ser conservados em locais cobertos, frescos e arejados. Depois de abertos, esses alimentos podem ficar na geladeira por até dois dias quando guardados imersos na salmoura em um recipiente com tampa, e nunca na lata. "Não é recomendável escorrer a salmoura do alimento para armazená-lo, pois é ela quem garante a conservação do produto", explica Maiza, da Brasfrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário