Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

domingo, 12 de junho de 2011

Quando e como apresentar o namorado à família

pais e casal sentados à mesa
Shutterstock
Vocês estão namorando há algum tempo, o período de "estamos nos conhecendo" já passou e todas as suas amigas já sabem dele. É, parece que chegou o momento de você apresentá-lo para a sua família. Mas será que está mesmo na hora? Será que vão gostar do seu novo namorado? Como fazer com que esse dia seja agradável e nenhum desentendimento aconteça? Primeiro, é preciso entender que não existem regras nem manuais para isso, depois, a dica é prestar atenção no jeito que sua família é.
A psicóloga Andrea Sternadt, especialista em atendimento a família e casais, afirma que antes de decidir incluir um novo membro à família é necessário refletir."Primeiro é preciso que exista realmente um casal, que exista intimidade entre os dois, um elo". Para Andrea, esse elo é importante para não expor nenhuma das partes. "É preciso analisar se os dois estão de acordo com essa nova etapa no relacionamento", lembra.
Ela ainda destaca algumas perguntas que devemos fazer a nós mesmos quando decidimos apresentar o novo namorado para a família. "É necessário se questionar se o desejo de o apresentar é verdadeiro, ou se é uma pressão externa, talvez vinda dos próprios pais, ou da sociedade", alerta a psicóloga. Forçar uma formalização não é uma boa ideia, às vezes uma das duas partes ainda não está preparada para começar essa nova fase, que inclui novas responsabilidades. "É importante lembrar que esse passo fará o compromisso ficar ainda mais sério e íntimo", ressalta a psicóloga.
amigos almoçando juntos
Shutterstock
A consultora de moda Juliana* já passou por algumas situações ruins quando o assunto é apresentar um novo namorado aos pais. "Meus pais são muito conservadores, então sempre foi um problemão apresentar namorado. Mas agora eu já desenvolvi algumas técnicas para que esse momento se torne menos complicado". As formas que Juliana usa para apresentar o novo namorado podem servir para você também.
A primeira dica de Juliana é levar o novo namorado para uma reunião informal de amigos em sua casa. Assim, você irá apresentá-lo junto com outros amigos aos seus pais. Antes, avise-o que você irá apresentá-lo como amigo. Dessa forma, segundo Juliana, você pode ir "preparando o terreno" para contar sobre o namoro e também ir analisando qual foi a primeira impressão que seus pais tiveram sobre ele e assim poder planejar melhor um segundo encontro, só vocês e sua família.
A outra dica é ir falando sobre o novo namorado antes do encontro com a sua família. "Vá dizendo as coisas que ele gosta, que ele faz, como se fosse um grande amigo seu. Isso vai fazer seus pais irem conhecendo-o e você vai se sentir mais segura quando for para acontecer o encontro", diz Juliana.
casal brincando de xadrez com garoto
Shutterstock
Quando invertem os papéis e você precisa apresentar seu namorado para seus filhos, é preciso ainda mais atenção e paciência. Nem sempre as crianças estão preparadas para lidar com o novo parceiro dos pais, às vezes o ciúme e a insegurança dos pequenos podem trazer algum problema. Por isso, pondere a hora certa de apresentar seu novo namorado aos filhos. O relacionamento a dois precisa ser estável, pois crianças se apegam muito facilmente e criam vínculos. Ou seja, um término de um relacionamento também afetaria seu filho, por isso tenha certeza que seu romance é sério e não é passageiro.
O primeiro encontro precisa ocorrer naturalmente. Apresente-o como seu namorado e não pergunte a seus filhos se eles aprovaram ou se permitem que você namore. Segundo Andrea Sternadt, eles não podem ter essa autoridade. "Converse com a criança, demonstre que você considera importante que ela conheça o seu namorado, mas não peça permissão para namorar. Lembre-se que você é a mãe e ele, o filho".
Se seu filho não aceitar bem o novo parceiro é preciso ainda mais atenção. Andrea dá algumas dicas. "Vá insistindo gradualmente, comente o quando ele é divertido, inclua fotos dele com você na sua mesinha de cabeceira, por exemplo. Vá levando a presença dele para o convívio familiar da sua casa". Para Andrea, é importante lembrar que você não pode impor que seu filho goste do novo parceiro, mas é preciso que ele aprenda a conviver bem, respeitando vocês dois como casal.
Tire a dúvida se ele é seu namorado ou apenas ficante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário