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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prateleiras para organizar a despensa

produtos em prateleiras de armário
Shutterstock
Encontrar todos os ingredientes na hora da preparação de um prato parece simples, mas apenas com a organização da despensa isso é possível. Deixar os produtos dispostos em prateleiras irá facilitar a visualização da quantidade disponível e da data de validade. Caso não haja armários suficientes na cozinha, arrume duas prateleiras na área de serviço ou em outro lugar, de preferência com chave.
Nas prateleiras da despensa, o recomendado é deixar produtos fechados. Mantenha os que estiverem abertos na cozinha para que o uso seja mais frequente. Para facilitar a organização deste cômodo, é necessário colocar etiquetas nas prateleiras. Você pode seguir a ordem da lista que fez para as compras.
Posicionar os produtos em fileiras a cada nova compra irá possibilitar a observação da data de validade. Assim, os posicionados à frente apresentam vencimento mais próximo. O ideal é marcar na listagem dos itens comprados a quantidade retirada da prateleira. A partir daí, a lista de compras será baseada no acompanhamento dos produtos que estão faltando. Se a despensa estiver organizada basta ver nas prateleiras e na lista o que precisa ser comprado.
Mulher ao lado de senhora sentada
Shutterstock
Recomenda-se que se faça uma primeira compra no início de cada mês. Se você dispuser de funcionária, oriente-a para anotar o que faltou, assim, ela poderá incluir na lista do mês seguinte e você poderá ajustar as quantidades.
Se a funcionária da sua residência perceber que um item está acabando, ela precisa marcar e quando você for fazer a compra do mês seguinte, ela lhe dirá o que deve ser comprado em maior quantidade.
É importante que ela informe também se um item muito usado na casa irá acabar na manhã seguinte, por exemplo. Ela deve avisá-la antes de você sair pela manhã, para que você possa avaliar se irá ou não comprar. Isso pode ocorrer só no primeiro mês, período em que estiver ajustando quantidades.
Se você tiver uma ajudante de limpeza, a tarefa de organizar ficará mais fácil. Explique para ela quais os tipos de sabão foram comprados e qual a finalidade de cada um: sabão para roupas finas, sabão de boa qualidade para roupas em geral e sabão e detergente para chão e panos de limpeza. Oriente-a também sobre a quantidade de detergentes que pode ser usada por semana, e como você quer que o sabão em barra seja usado na pia e lavanderia.
Caso você tenha mais de uma ajudante, divida os produtos de limpeza na hora em que a compra chegar em casa. Cada uma guardará seus produtos em locais separados, uma não usa os produtos da outra. Esta é a única maneira de coibir desperdícios, pois cada uma será responsável pelo seu estoque. Os produtos comprados precisam durar um mês.
Prateleira e lista de compras
Beto Goes/Shutterstock
De acordo com o livro "Guia de Organização Casa e Jardim", é aconselhada a divisão da compra de supermercado em secos e molhados: latas, grãos, bebidas etc. Os chás de saquinho podem ficar na mesma embalagem ou em caixas próprias com divisórias a colocação dos diferentes sabores. Já os chás a grane devem ser transferidos para potes de vidro herméticos.
A cebola e o alho devem ser colocados em recipientes abertos, como as cestas. Os fechados aceleram a deterioração. Latas de alimentos doces e salgados devem ser empilhados separadamente, levando-se em consideração a validade do produto. Asespeciarias devem ser conservadas em potes com tampas, caso esta seja a embalagem original do produto. Se não, precisam ser transferidas para outros potes.
Já para armazenar grãos, farinhas e macarrão o indicado é mantê-los e em potes de vidro Bolachas, achocolatados, salgadinhos e guloseima podem ficar agrupados. Após serem abertos, precisam ser guardados na geladeira.
As bebidas têm de estar em fileiras. Se você não tiver uma adega para os vinhos, a recomendação é de que deixe as garrafas com rolha deitadas para que a bebida não estrague.

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