Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

domingo, 29 de maio de 2011

Casamento ao ar livre

Na praia

Casamento na praia
Shutterstock
Fugir do tradicionalismo das cerimônias em templos religiosos virou uma demanda crescente e acolhida por várias empresas de eventos. Além da paisagem, o casamento ao ar livre permite ideias criativas que não caberiam no espaço fechado de uma igreja, como a chegada da noiva em lancha, charrete e à cavalo.
Entretanto, um empecilho do casório em locais abertos é a dificuldade em conseguir a presença de um representante de religiões como a católica apostólica romana. A celebração do casamento fora da igreja é proibida, o que leva muitas promotoras de evento a optar por representantes do catolicismo ortodoxo, que permite o ritual e exige menos burocracia.
A união da praia é um costume trazido dos Estados Unidos que tem se popularizado no Brasil. Há dez anos, as praias de Ubatuba, interior de São Paulo, são o cenário de festas de casamento organizadas pela Pappilon Eventos. Segundo Angélica Silva, proprietária da empresa que realiza em média cinquenta casamentos na praia por ano, boa parte dos noivos que procuram seus serviços vêm da capital em busca do clima litorâneo.
 Casamento na praia de Ubatuba
Angélica prefere promover a cerimônia em praias pouco movimentadas e com a presença de um espaço que ofereça infraestrutura para a realização da festa.Cobertura, importante em caso de chuva, piso e energia elétrica são pontos averiguados com antecedência em visitas técnicas. Para facilitar a passagem de noivos e padrinhos, pode ser construído um tablado no corredor e no altar.
O ambiente praiano flexibiliza os trajes de noivos e convidados. Para pisar na areia sem desconforto, são sugeridos pés descalços ou uso de saltos grossos e sandálias rasteiras. O vestido da noiva dispensa brilhos excessivos e pede um quê mais rústico, com rendas e detalhes florais. O noivo pode vestir roupas claras e até batas indianas.
 Aliança em cocha do mar e lembranças em canoas
O cardápio segue a mesma linha com risoto de frutos do mar, peixe assado e frutas variadas. As lembrancinhas também participam do conceito. Caixinhas de chocolate em formatos de estrelas e conchas do mar, leques de madeira que podem ser usados durante a cerimônia, cangas de praia e pequenas canoas de madeira com as iniciais do casal e os tradicionais bem-casados embalados em folhas de bananeira ou amarrados com ráfia ou tecido de chita.
Para os convites, Angélica propõe um mapa do tesouro colocado dentro de uma garrafinha e a confecção com papéis reciclados, com motivos marinhos e tropicais.

No campo

Casamento no campo
Shutterstock
Os noivos que preferem um ar campestre também têm vez e precisam atentar aos mesmos detalhes da logística do casamento na praia. A cerimônia pode ser realizada em um sítio ou fazenda da família, mas Cris Cruz, assessora de eventos experiente no ramo, recomenda a escolha de espaços próprios para a ocasião. "Gasta-se menos em infraestrutura. No caso de propriedades o gasto é alto, pois é necessário levar todos os equipamentos e montar uma infraestrutura, muitas vezes até de banheiros", ressalta.
Pela possibilidade de ocorrer um imprevisto insolúvel, Cris opta por espaços nos arredores da cidade, onde seria mais fácil tomar alguma providência. Para o transporte dos convidados, muitas noivas contratam vans ou acordam com o hotel um preço especial para recebê-los. "Providenciamos passeios na região para o final de semana e reservamos cabeleireiros", informa.
Como em todo casamento ao ar livre, o período diurno é o mais apropriado para que a paisagem seja contemplada. Um brunch com vários pratos de café da manhãsão adequados para um casamento até meio-dia. Após esse horário, é almoço. "Churrasco é possível, tem tudo a ver com o campo, mas é bom que esteja no convite, assim como feijoada", comenta a assessora de eventos que lembra que são comidas pesadas para uma viagem de volta.
 Ofereça mudas como lembrança
No jantar, ela sugere um prato mais forte com carnes e massas, sem esquecer da simplicidade do campo. Além disso, um quitute leve de saideira para forrar o estômago de quem bebeu demais. "Devemos pensar em pouca bebida, limitar um horário a partir do qual só será servido suco e refrigerante para as pessoas pegarem estrada".
O cenário dispensa uma decoração elaborada, explorando materiais naturais como rattan, algodão, linho e chita. Se o casamento for durante o dia, Cris aconselha uma maquiagem leve e, em casamentos até as 13h, o uso de chapéus. Para as lembrancinhas, guloseimas do campo como goiabada, doce de leite, doce de abóbora ou um vidro de geleia caseira. Também são bem-vindos mudas de flores e plantas; pacotinhos de sementes de flores com pazinha e instruções para plantar.
O clima frio pode dar um requinte no casamento no campo. Paôla Vicente, da Soluções e Eventos, organiza cerimônias na região serrana do Espírito Santo e indica uma decoração aconchegante com flores da estação e o uso de aquecedores. Lembranças como uma pashmina vão aquecer as convidadas e virar uma recordação diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário