Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

domingo, 29 de maio de 2011

Como introduzir a papinha na alimentação do bebê

Neném comendo papinha
Shutterstock
As primeiras papinhas devem ser oferecidas após os seis meses de vida do bebê em casos de aleitamento materno exclusivo, e após os quatro meses quando ele já estiver consumindo fórmulas lácteas. A primeira novidade são os sucos naturais de frutas. Comece oferecendo 30 ml de suco de laranja lima, maçã ou pera no lanche da manhã, entre a mamada da manhã e a da hora do almoço. A laranja deverá ser espremida e coada e o restante passado na centrífuga ou liquidificador. Não adicione açúcar.
Cerca de 10 a 15 dias depois é hora do bebê experimentar a papinha de fruta (mamão, maçã ou banana) antes da mamada da tarde. Ofereça uma fruta diferente a cada semana, para educar o paladar do bebê devagar e observar o funcionamento intestinal e alergias. Caso não aceite ou vire a cabeça, não force e continue tentando todo dia. Aumente a quantidade gradativamente até substituir uma mamadeira de leite e o bebê se sentir satisfeito e demonstrar mais interesse. Experimente misturar frutas, bater o suco com cenoura ou tomate e cozinhar fruta amassada ou ralada com água, farinha de aveia ou de quinua.
papinha
Shutterstock
Após um mês de papinhas doces, o bebê já está pronto para experimentar outras frutas (melancia, mexerica, melão, abacate, pêssego e ameixa) e as sopinhas salgadas. As sopinhas devem ser preparadas com um alimento de cada parte da planta, de preferência orgânico: uma raiz (mandioquinha, cenoura, beterraba, inhame ou cara), uma folha e um fruto (abóbora, abobrinha, chuchu ou erva doce). Cozinhe junto com uma colher de aveia ou de arroz integral ou de quinua em grãos, bata e congele.
Outra opção de cereal para acrescentar na papinha é macarrão integral cozido bem picadinho. Aqueça em banho-maria e antes de oferecer acrescente sal em pequena quantidade, temperos verdes e azeite de oliva. Dê sempre uma fruta de sobremesa.
Após quatro semanas com almoço, poderá retirar mais uma mamadeira de leite e oferecer uma papinha salgada de sabor diferente no jantar. Continue com o suco e a papinha de frutas nos lanches e como sobremesa nas duas refeições. É natural que o bebê nesta adaptação ainda não coma muito bem durante uma refeição. Nesta situação, evite oferecer mamadeira ou outros alimentos, para que ele tenha fome e aceite a próxima papinha.
Carnes, frango, peixe, gema de ovo (riquíssima em ferro), feijão e lentilha já devem ser introduzidos quando o bebê completar sete meses. Basta cozinhar, desfiar ou bater e acrescentá-los aos legumes cozidos que agora deverão ser amassados com garfo para estimular a mastigação. Se quiser enriquecer ainda mais a sopinha, utilize a água de cozimento da carne ou frango para cozinhar os legumes ou cozinhe-os no vapor, assim preservará ainda mais os seus nutrientes.
Logo após o almoço e jantar nunca ofereça mamadeira! O cálcio presente no leite prejudica a absorção de ferro dos alimentos, nutriente essencial ao crescimento adequado do bebê. O ferro é encontrado em alimentos como carne, fígado, gema de ovo, leguminosas e vegetais verde-escuros. Para aumentar sua absorção, ofereça um pouquinho de suco de laranja (fonte de vitamina C) durante as refeições.
papinha para bebê
Shutterstock
A papinha feita em casa é infinitamente mais saudável, nutritiva e econômica. Podemos utilizar somente alimentos orgânicos, variar bastante nas combinações de ingredientes e temperos frescos, oferecendo sabores novos a cada colherada e ainda preparar em grandes quantidades, para depois porcionar em potinhos e congelar.
Para a mulher que é mãe, esposa, dona de casa e ainda trabalha fora o dia todo, fica tudo muito prático. O ideal é escolher um dia da semana para o preparo, porcionamento e congelamento das papinhas. Assim terá o suficiente para três semanas ou mais. A papinha pode ser mantida congelada por até três meses.
Por volta dos oito meses o bebê quer mexer e colocar tudo na boca. Na hora da refeição a mesma coisa acontece pela curiosidade de sentir a textura e sabor e para imitar nosso jeito de comer. Deixe ele brincar com os alimentos, tocar na papinha e se lambuzar que é muito saudável.
A oferta de água deve ser iniciada junto com as papinhas. O ideal é que seja oferecida depois e entre as refeições, até o bebê aprender a pedir. Uma dica valiosa é escolher uma mamadeira só para a água, para o bebê aprender a identificá-la. A partir de um ano é hora de abandonar a mamadeira e oferecer os líquidos em copinhos próprios, com tampa, alça e sem válvula para o bebê não precisar mais sugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário