Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

domingo, 29 de maio de 2011

Ortodontia e os tipos de aparelhos

Mulher com aparelho nos dentes
Shutterstock
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Dentes desalinhados ou mordidas incorretas podem acarretar em maior dificuldade de higienização, o que pode ocasionar desde inflamação gengival até doença periodontal mais severa, além do aumento do risco de cáries. A mordida ou oclusão incorreta provocam uma sobrecarga aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (Articulação Temporo-Mandibular) e dores na região do pescoço, ombros e costas. Sem contar o fator estético que fica prejudicado com dentes desalinhados.
Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias especiais, o ortodontista define a necessidade de um tratamento ortodôntico e qual plano de tratamento mais adequado.
Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:
  1. Sobremordida - acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.
  2. Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
  3. Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
  4. Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
  5. Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  6. Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
  7. Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
Mulher no dentista
Shutterstock
Diversos tipos de aparelhos (fixos e removíveis) são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e eficaz.
O aparelho fixo é o tipo mais comum. Ele é formado por bandas, fios e/ou braquetes. É geralmente apertado a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos.
Alinhador transparente
Invisalign
O mercado disponibiliza alinhadores plásticos transparentes para endireitar os dentes. Ao contrário dos aparelhos tradicionais, os alinhadores não irritam sua boca como peças e fios metálicos. São removíveis, podem ser retirados antes de eventos especiais e das refeições.
Ortodontia lingual é a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes, chamada de face lingual ou palatina. A principal vantagem é estética. Como os brackets são colados atrás dos dentes, ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico.
Outra vantagem é o fato de não projetar os lábios para frente, evitando alterações no perfil da face, ao contrário do que faz o fixo convencional. Apesar do acúmulo de resíduos durante as refeições ser igual em ambos, no lingual eles não aparecem e o usuário se sente mais seguro para conversar durante um almoço de negócios, por exemplo. Também permite o uso do fio dental.
A frequência e intensidade de adaptação ao aparelho é a mesma que na técnica convencional. Geralmente leva um período de 15 dias para a fala do paciente normalizar.?Os brackets linguais têm um design totalmente diferente que vem sendo desenvolvido há muito tempo e já se encontra na oitava geração. A técnica de colagem dos brackets é bem mais complexa e exige treinamento específico. Os arcos precisam ser personalizados, o que exige habilidade do ortodontista.

Atualmente os aparelhos fixos são menores, mais leves e exibem bem menos metal do que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos. Para os que não gostam do aspecto metálico, há aparelhos estéticos, feitos de porcelana, que ficam quase transparentes.
Os aparelhos removíveis geralmente são utilizados em crianças ou adolescentes com intuito de melhorar a posição óssea ou guiar o crescimento facial (corrigindo ou estimulando o crescimento). Como por exemplo, os aparelhos reposicionadores de mandíbula, geralmente utilizados na maxilar com objetivo de "treinar" a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável.
Alguns aparelhos podem ser utilizados como mantenedores de espaço, feitos com uma base acrílica que se encaixa sobre a mandíbula e têm braços de plástico ou arame entre determinados dentes que devem ser mantidos separados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário