Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

sábado, 21 de maio de 2011

Qual profissão combina comigo?

O que é a orientação vocacional?

pessoas com roupas características de profissões
Shutterstock
A adolescência é a fase de maiores mudanças, com uma intensa vida social e afetiva, e também conflitos na esfera psicológica. Uma das maiores dúvidas é a profissão a seguir. O momento da escolha profissional é visto como a transição para a vida adulta.
Temos notado nas últimas décadas mudanças significativas no tocante à visão do trabalho e à variedade de profissões. No passado, havia poucas alternativas profissionais, as escolhas ficavam sempre entre as mesmas quatro ou cinco carreiras. Hoje os jovens se veem diante de mais de 200 opções de carreira a seguir e de mais liberdade para escolher qualquer uma delas. O resultado da soma de múltiplos caminhos a seguir acaba sendo um só: a dúvida.
Em meio a tudo isso está o adolescente, com seus conflitos e um grande medo de errar e não fazer uma escolha de sucesso. A orientação vocacional é um processo que auxilia o jovem a descobrir suas habilidades, competências, interesses, necessidades, expectativas e características de personalidade, a fim de auxiliá-lo na escolha profissional e na construção de um projeto de carreira.
adolescentes estudando juntos
Shutterstock
A orientação vocacional é realizada por um psicólogo, através da utilização de testes e análise psicológica. São três etapas: na primeira é explorado o autoconhecimento, como o adolescente lida com situações de escolha e quais os fatores que determinam essas escolhas. Também é feito o levantamento de seus interesses profissionais. Na segunda, é proposto ao jovem o conhecimento das profissões existentes e do mercado de trabalho, através da busca de informações tanto na mídia como no contato com pessoas que exercem carreiras que lhe parecem interessantes. Na terceira e última etapa, é feita uma junção dos dados obtidos nos dois primeiros momentos do processo e a discussão junto com o adolescente sobre a tomada de sua decisão.
Ao explorar o autoconhecimento e identificar suas características de personalidade, habilidades e interesses, o orientando terá uma base mais fidedigna para decidir sobre uma das profissões que conheceu na segunda etapa do processo. É importante ressaltar que o papel do psicólogo é de orientador, de alguém que possui recursos técnicos para auxiliar o adolescente nessa busca e não de alguém que decide qual profissão deverá ser escolhida.
Em suma, é um processo breve de autoconhecimento que, aliado à busca de informações a respeito das profissões e do mercado de trabalho, proporciona ao adolescente a construção de sua identidade profissional.
Em alguns casos, quando o jovem apresenta baixo autoconhecimento e uma identidade muito empobrecida, é recomendável que, seguido da orientação vocacional, o adolescente procure ajuda através de psicoterapia. Também há situações em que o medo de errar e decepcionar os pais é tão intenso que o adolescente apresenta um quadro de ansiedade elevado, acreditando - erroneamente - que será incompetente ou incapaz se não fizer a escolha certa ou não passar no vestibular.
Nesses casos, é de fundamental importância que o adolescente faça psicoterapia para trabalhar essas crenças disfuncionais e desenvolver uma estrutura emocional mais saudável, que lhe permita fazer escolhas com mais segurança, não só em relação à profissão, mas em todos os campos de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário