Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

sábado, 21 de maio de 2011

Leite - Tomar ou não tomar?

Leite
O ser humano nasce bebendo leite da própria espécie e cresce bebendo leite de animais, principalmente de vaca. Esta realidade está no centro de uma discussão entre profissionais de saúde, que analisa as vantagens e desvantagens do consumo do leite de vaca como alimentos para humanos.
Muitos especialistas dizem ser contra este consumo alegando que o organismo humano não está preparado para processar a lactose, açúcar do leite, ou pelo fato de ser um alimento alergênico. Alguns vão ainda mais longe declarando que os grandes consumidores de laticínios podem desenvolver anemia, câncer, obesidade, diabetes, etc. Os que defendem seu consumo, consideram o leite um alimento saudável e indispensável, especialmente pelo aporte de cálcio, mineral fundamental à saúde óssea.
O leite é um alimento de alto valor nutricional e sua composição centesimal (por 100ml) varia entre as espécies (humano, vaca e cabra).

COMPONENTES
 VACA
  CABRA
 Energia (kcal)
 66,0
 71,0
 Proteína Total (g)
 3,23
 2,90
 Carboidratos (g)
 4,7 - 5,1
 4 - 6,3
 Lactose (g)
 4,8 - 5,0
 4 - 6,3
 Gordura (g)
 3,67 - 5,2
 4,56
Cálcio (mg)
 119
 134
Fósforo (mg)
 100
 110
Ferro (mg)
 0,05
 0,04
Características:
O leite de vaca possui coloração branca e opaca; pode ser consumido no seu estado natural ou na forma de outros produtos lácteos como queijos, iogurtes e manteigas, requeijão, sorvetes, cremes, etc. Já o leite caprino é mais claro, de odor mais forte e bastante utilizado na fabricação de queijos, mas também pode ser usado na produção de derivados lácteos assim como o de vaca.
Proteínas:
Entre os componentes nutricionais do leite, destaca-se o alto teor protéico. A quantidade de proteínas. A principal proteína do leite é a caseína, representando entre 77 e 82% de suas proteínas totais. A caseína do leite de cabra apresenta uma estrutura diferente, o que explica sua boa tolerância por pessoas sensíveis e alérgicas às proteínas do leite de vaca.
Uma importante característica do leite, no tocante à nutrição é que oito (nove para as crianças) dos 20 aminoácidos que não podem ser sintetizados pelo organismo humano; necessários para a manutenção de um metabolismo adequado, necessitam ser obtidos através dos alimentos. Estes são denominados aminoácidos essenciais e todos estão presentes nas proteínas do leite. A caseína é a principal proteína presente no leite. Ainda podem ser encontradas no leite, embora em menor quantidade, proteínas do tipo soroproteínas que apresentam valores nutritivos muito altos. Sua composição de aminoácido é muito próxima daquela considerada ideal biologicamente.
Carboidratos:
Entre os carboidratos destaca-se o alto teor de lactose, conhecida como o "açúcar do leite".
Gorduras:
A quantidade de gordura varia de acordo com o tipo de leite (integral, semi-desnatado e desnatado). As partículas de gordura do leite caprino são menores, facilitando o processo de digestão. Além disso, o leite de cabra integral possui 20% menos colesterol quando comparado ao de vaca.
Vitaminas:
O leite contém muitas vitaminas, porém em pequenas quantidades. Entre as mais conhecidas estão A, B1, B2, B12 C e D.
Sais Minerais:
O leite contém uma série de minerais, também em pequena quantidade. A concentração total é de menos de 1%. O leite de vaca possui uma concentração mais elevada do que o leite humano; motivo de sua contra-indicação por alguns profissionais para crianças com menos de dois anos de idade, pois exige um maior funcionamento dos rins. Na falta do leite humano somente o pediatra poderá indicar o substituto.
O minerais principais encontrados no leite são o cálcio, o sódio, o potássio e o magnésio. Eles se apresentam como fosfatos, cloretos, citratos e caseinatos, sendo que os sais de potássio e cálcio são os mais abundantes.
Conclusão
O leite materno é inquestionavelmente o alimento essencial para os lactentes. A sua composição fornece energia e os nutrientes necessários nas quantidades adequadas.
Quanto à qualidade nutricional, o leite animal é um alimento completo e essencial até os doze anos de idade. Obviamente existem contra indicações, como nos casos de alergia e intolerância a lactose.
No adulto garante uma vida saudável e previne a osteoporose na maturidade. A fonte de cálcio do leite é altamente biodisponível pela grande excelência de absorção devido à presença da lactose e da vitamina D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário