Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sustentabilidade = Qualidade de vida

Utilize produtos ecologicamente corretos está na moda. Faça a sua parte!

Sustentabilidade = Qualidade de Vida
A degradação do meio ambiente causada pelo homem está sendo discutida de uma forma ampla pela sociedade que agora busca alternativas criativas para poupar nossa biodiversidade e recursos naturais.
Sustentabilidade é o tema do momento e vem ganhando espaço na busca pela proteção do meio ambiente aliado a qualidade de vida em diversos setores da economia.
- Construção Civil    
No setor de Construção Civil os investimentos são pesados em construções sustentáveis que prezam pela redução da poluição antes, durante e depois das obras. Ecomaterias são utilizados para que promovam a economia de água através do reuso e aproveitamento da água da chuva, iluminação natural, racionalização de energia, área para coleta seletiva de lixo, entre outros benefícios.
Para demonstrar que as alternativas são viáveis a Casa Cor de SP (2009) adotou ao tema, unindo conforto e praticidade das últimas tendências ao ecologicamente correto. Para os visitantes entrarem no clima, bicicletas e carros elétricos foram disponibilizados para despertar a consciência da locomoção sem prejudicar ainda mais o meio ambiente.
Você sabia que um banho de 15 minutos consome em torno de 243 litros de água?O vaso sanitário é o maior vilão consumindo de 10 a 14 litros em apenas seis segundos de acionamento, o que representa cerca de 50% do consumo de água de uma casa.
Pois é, os gastos e desperdícios de uma casa são impactantes por si só, e quando somados a outras milhões de residências e estabelecimentos comerciais ganha uma proporção incalculável mas já sentida pelo homem através das respostas da natureza. Por esses motivos, outros setores já entenderam a necessidade de buscar alternativas para preservar o meio ambiente, mesmo que os custos ainda sejam elevados.
- Indústria Têxtil
Outro setor que está apostando na Sustentabilidade é o têxtil que foi apontado pelo Environmental Protection Agency, órgão americano que monitora a emissão de poluentes no mundo, como um dos grandes consumidores de recursos naturais, como água e combustíveis fósseis.
Sustentabilidade
A produção de algodão é uma das que mais agride o meio ambiente, pois além de contaminar o ar, solo e rios - com seus corantes despejados sem controle, também prejudica a saúde dos agricultores com os pesticidas e agrotóxicos. Para ter uma noção do problema são necessárias 160g de agrotóxicos para produzir uma camiseta de 250g.
Segundo dados do Instituto Ecotece - Centro de estudos e desenvolvimento de práticas do Vestir Consciente- cerca de 220 mil agricultores morrem a cada ano por contaminação de pesticidas e mais de um milhão ficam doentes em todo o mundo.
Esses números alarmantes despertaram a consciência de produtores e alternativas já estão sendo utilizadas como:
- Algodão orgânico - cultivado sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos.
- Fibra de bambu biodegradável - macia e termodinâmica, deixa a peça fresca no verão e mais quente no inverno.
Juta- semelhante ao linho, é biodegradável e plantada sem impacto ambiental e agrotóxicos.
Garrafas Pet, rolo de filme PVC, fibras de milho e soja também são aproveitadas.
Devida a produção de roupas com esses materiais ainda ser pequena; uma camiseta produzida com algodão orgânico pode custar até três vezes mais do que uma tradicional. O que não impede um crescimento gradativo nas vendas pois alguns consumidores estão tomando a consciência que a moda verde é menos agressiva.
Qualidade de vida Sustentabilidade
Alternativas:
Mas atenção: nem sempre as roupas feitas de fibras alternativas podem ser considerados "produtos sustentáveis". Se o cultivo envolver derrubada de florestas, mão-de-obra infantil, exploração de trabalhadores rurais ou exigir muito combustível no deslocamento, os danos ambientais e sociais anulam os benefícios.
Para ter certeza de que está contribuindo com o meio ambiente pesquise sobre o processo de confecção dos produtos que deseja adquirir. Mas não se esqueça de outros importantes hábitos para contribuir com a biodiversidade: esqueça banhos demorados, feche a torneira enquanto ensaboa a louça...Se cada pessoa fizer um pouco, todos juntos faremos a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário