Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como guardar peixes e frutos do mar na geladeira


peixe e frutos do mar frescos
Shutterstock
Você precisa tomar alguns cuidados ao guardar peixes e frutos do mar na geladeira para que eles mantenham o sabor, cor e textura característicos na hora de serem preparados. Veja abaixo algumas dicas fornecidas pela veterinária Rosa Malavacci, gerente de qualidade e produção da Marcomar, empresa distribuidora e importadora de pescados, para o armazenamento correto de peixes.
Se você precisa guardar filés e postas, a dica é armazenar horizontalmente, assim a textura não será perdida na hora de fazer o cozimento. Para o peixe inteiro, o ideal é armazenar depois de eviscerado, ou seja, limpo, pois as vísceras possuem alta capacidade de gerar a contaminação do alimento. Depois de fazer a limpeza do peixe, lave a cavidade para que não fique nenhum resíduo de vísceras.
Quando for guardar vários tipos de carne na geladeira, Rosa Malavacci recomenda que os peixes sejam colocados por cima das outras carnes, que devem fica na seguinte ordem, de cima para baixo: peixes, cortes inteiros de carne bovina, carne de porco, carne moída e carne de aves. "A carga microbiana é a justificativa para esta ordem de armazenagem, quanto maior e mais perigosa a carga, mas para baixo colocamos, porque assim o risco de contaminação, se uma embalagem gotejar líquido, por exemplo, é menor", explica a veterinária.
peixes em bandeja de isopor
Shutterstock
Procure sempre colocar os peixes em embalagens de plástico para guardá-los na geladeira e, mesmo se for mantê-los nas bandejas de isopor nas quais são colocados pelos supermercados, envolva-os em outra embalagem plástica. Neste caso, é preciso tomar cuidado para que não haja acúmulo de líquidos no fundo da bandeja.
"A melhor embalagem para o armazenamento de alimentos é a vácuo, já que há menor risco de crescimento de micro-organismos", ressalta a gerente da Marcomar. "Produtos frescos nunca devem ser armazenados a vácuo, somente os congelados, por causa do botulismo", alerta.
Para saber quanto tempo os pescados podem ficar na geladeira ou no congelador, cheque o indicado na embalagem e, caso sua geladeira atinja a temperatura constante de zero grau, você poderá mantê-los guardados até a data de validade indicada. O problema é que, normalmente, os refrigeradores domésticos alcançam temperaturas entre cinco e sete graus, por isso o recomendado é consumir o pescado no mesmo dia da compra.
Camarões, lagostas e lulas
Shutterstock
Camarões
Quando frescos, se você for consumir logo, ponha imediatamente na geladeira e mantenha refrigerado por no máximo 24 horas. Se for congelar, lave-os, retire a cabeça, a casca (se quiser) e a cauda. No congelador, os camarões podem ser mantidos por até quatro semanas e no freezer por até seis meses.
Caranguejo
Deve sempre ser comprado limpo e consumido imediatamente, a não ser que tenha sido adquirido congelado.
Lagosta
Se sua intenção é congelá-la, antes cozinhe em água fervente durante 20 minutos e deixe esfriar. É necessário retirar a cabeça, mas não a casca deste crustáceo para congelá-lo.
Mexilhões e ostras
A veterinária Rosa Malavacci explica que ostras e mexilhões são "extremamente perigosos". "O principal é a procedência do produto, todos os bivalves são organismos filtrantes e podem formar toxinas que nem o cozimento poderá neutralizar", ressalta. As ostras devem estar vivas e ficar em água filtrada com sal controlado até o momento do consumo. Já os mexilhões e marisco podem ser vendidos cozidos.
Lula
Deve ser consumida preferencialmente no dia da compra. Na geladeira pode ficar por 24 horas no máximo. Quando limpa e congelada, conserva-se durante quatro ou cinco meses. As lulas devem ter todo o seu interior removido, principalmente o endoesqueleto, que é uma estrutura fina e comprida parecida com um pedaço de plástico. Se a tinta estourar, não tem problema, é só lavar. Também é preciso cortar a parte da cabeça, remover os olhos e a estrutura da boca que fica no meio dos tentáculos.
Polvo
Pode ser congelado inteiro, caso você tenha comprado fresco, e também pode ser cozido inteiro na panela de pressão. Para limpar, é necessário abrir a bolsa, remover todo o interior do polvo, virar a bolsa do avesso e lavar em água corrente. Se a bolsa de tinta estourar, não tem problema, é só lavar.
Remova ainda os olhos e a estrutura da boca que fica no meio dos tentáculos, lave bem cada ventosa de todos os tentáculos em água corrente para remover possíveis grãos de areia, sujidades ou até mesmo muco natural do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário