Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Não acumule bagunça em sua casa


Papéis espalhados em cômodo
Shutterstock
O corre-corre da vida moderna faz muita gente deixar para amanhã o que poderia ser resolvido hoje. O resultado é o acúmulo de tarefas e de coisas, que nos faz perder objetos ou esquecer compromissos. A grande vantagem de organizar-se é justamente aproveitar melhor o tempo. Por isso, enxugar os excessos da sua casa pode, dentre outras coisas, fazer com que sobre mais horas de lazer para você e sua família.
O acúmulo de bagunça e desordem, além de deixar um aspecto ruim, gera transtornos, como:
  • Perda de tempo ao procurar coisas importantes que se perderam no caos, ou na limpeza de sujeira que sairia facilmente se tivesse sido removida quando aconteceu.
  • A perda de oportunidades, por causa da perda de documentos e compromissos.
  • Gasto de mais dinheiro pagando multas de contas que se perderam na bagunça ou foram esquecidas.
  • A piora da circulação do ar, o que pode promover o aparecimento de mofo, ácaros e insetos causando alergias respiratórias e outras doenças.
Quarto bagunçado
Shutterstock
O primeiro passo é criar uma lista para todas as tarefas que estejam pendentes, desde as mais simples até as mais complexas. Depois, agrupe suas tarefas de acordo com os cômodos da casa. Além de facilitar a visualização dos problemas a serem resolvidos, também ajuda na hora de organizar.
Assim que listou todas as pendências, programe os dias e horários para resolvê-las. Não tente colocar mais tarefas do que é possível realizar em um único dia. A dica é separar 15 a 60 minutos por dia para dedicar-se aos processos de organização da bagunça.
Uma dica básica para a organização de estantes e gavetas é sempre retirar todos os itens desorganizados, separando em pilhas de acordo com o que tenha de ser feito. Jogue fora o que não tiver mais utilidade, arquive os documentos de importância, deixe as contas em local de fácil visualização, para não perder a data do vencimento.
Para organizar guarda-roupas, primeiro doe o que não for usar mais. Já as roupas guardadas há muito tempo, é sempre bom lavar e passar antes de guardá-las. Seja paciente na realização dessas tarefas, pois dependendo da desordem podem ser necessários vários dias para organizar tudo. Então, vá fazendo aos poucos e ininterruptamente.
Quarto organizado
Shutterstock
Evite guardar caixas, sacolas, potes vazios, eletrodomésticos estragados, revistas e jornais velhos. Embora muitos pensem que essas coisas poderão ser úteis um dia, a verdade é que a maioria delas ficará por anos ocupando espaço sem ser utilizada.
Veja dicas para não deixar a bagunça acumular:
  • Desprenda-se do desnecessário. Para não estocar coisas inúteis, avalie bem o que deve ser guardado e jogue fora o que não vai servir para nada.
  • Se tiver muita dificuldade em jogar as coisas fora, crie uma espécie de arquivo morto, um local para colocar itens que dificilmente serão usados. Se não utilizá-los no prazo de um ano, não pense duas vezes para livrar-se deles.
  • Adquira objetos organizadores para pôr fim à bagunça de papéis e roupas espalhados por você quando chega em casa. Para os papéis existem bandejas ou pastas que podem ser etiquetadas. Você também pode organizá-los digitalmente se tiver scanner em casa.
  • Reserve um mancebo para apoiar chapéus, bolsas e casacos.
  • Procure manter ordem nos itens que serão estocados em gavetas. Lembre-se que elas não são lixeiras.
  • Reserve um espaço para a correspondência e revistas.
  • Um móvel pequeno com gaveta para as chaves ajuda a eliminar a bagunça.
  • Quando estiver na cozinha, à medida que usar as louças, lave, seque e vá colocando no lugar. Assim, quando usar um copo para tomar água, lave-o e guarde. Oriente todos os que moram em sua casa a fazer o mesmo.
A organização da sua casa reflete em outros aspectos da sua vida. Deixar tudo em ordem pode aumentar sua produtividade e fazer com que sobre mais tempo para você se divertir e relaxar.
Crie uma rotina de organização de acordo com suas características pessoais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário