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sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Organize suas contas


pasta follow-up ou sanfona
Foto: Duda Schwab
Ser organizado é a base para ser eficiente. Para evitar surpresas desagradáveis, como aviso de falta de pagamento é importante ter controle, de forma organizada, das contas que temos a pagar dentro do mês.
Guardar de maneira organizada as contas pagas também é preciso, pois na hora de fazermos a declaração de imposto de renda, por exemplo, temos todos os recibos organizados, evitando problemas para achá-los se estiverem em meio à bagunça.
Uma ideia muito boa e funcional é ter duas pastas chamadas de follow-up ou sanfona.
Contas a pagar - Tenha uma pasta com todos os dias do mês, para ir colocando suas contas que deverão ser pagas na data correspondente. Assim, verificando diariamente ou com dois dias de antecedência, você não corre o risco de esquecer nenhum pagamento. Para facilitar a vida é legal usar sempre que possível, o débito em conta bancária (assim, até quando se está viajando dá para ficar tranquila).
Contas pagas - Em outra pasta, você irá colocar todas as contas já pagas, por exemplo: luz, água, telefone fixo, celular, TV por assinatura, seguro e assim por diante. Cada divisória da pasta deve ser etiquetada de acordo com as contas armazenadas. Depois é só ir colocando as contas pagas mês a mês, dentro do ano em vigência.
Essas pastas você encontra em qualquer papelaria em diversas cores e tamanhos. O ideal é comprar do tamanho de uma folha de sulfite, pois a maioria das contas segue esse padrão e assim ficarão dispostas de maneira organizada dentro da pasta.
Pasta suspensa para documentos
Foto: Duda Schwab
Se o volume de recibos de suas contas for muito grande, prefira o sistema de organização com pastas suspensas. Você fará da mesma maneira, só que agora colocará uma etiqueta em cada pasta suspensa de acordo com o recibo armazenado. Se você seguir os conselhos acima, no início do ano seguinte, terá todas as contas organizadas por grupo e mês.
Junte todas as contas do ano anterior e coloque em um envelope grande, onde você deve escrever "Contas referentes ao ano...". Isso ajuda muito na declaração do Imposto de Renda, pois tudo que você precisa está concentrado em um único envelope e caso precise fazer alguma consulta, será fácil localizar. 
Se retirar alguma, coloque um lembrete, preso ao envelope, que retirou a conta tal, para o devido fim. Assim que puder, retorne com ela ao seu grupo de contas, para não perdê-la. Esse tipo de organização evita problemas e ajuda no caso de uma cobrança indevida.
Homem guardando pasta arquivo
Shutterstock
O prazo para conservação das contas, em geral, é de cinco anos. Após esse tempo,a possibilidade de cobrança    prescreve, ou seja, perdem a validade, conforme o Novo Código Civil. Essa medida é importante para evitar problemas, caso apareça alguma cobrança. 
Financiamentos
No caso de um financiamento, como o da casa própria ou carro, o ideal é guardar todos os recibos de pagamento até receber a quitação definitiva do bem adquirido. Alguns financiamentos de imóveis passam dos vinte anos e você terá que guardar os comprovantes de pagamento por todo este tempo.
IPTU
O IPTU pode ser guardado enquanto você morar na residência relacionada a ele. Às vezes, toda sua vida. Se for vender seu imóvel, pode ser que o novo proprietário queira esses comprovantes para ter certeza de que foram pagos.
Aluguel
Comprovantes de aluguéis devem ser mantidos pelo tempo que você residir no imóvel. Você pode trocar os comprovantes do ano por um único, de quitação, fornecido pelo proprietário ou administradora.
Notas fiscais
Notas fiscais de produtos devem ser guardadas sempre, enquanto você tiver a posse do bem adquirido, pois mesmo que tenha vencido o prazo de garantia, ela serve como comprovante de que o produto é seu, em caso de furto ou incêndio e se precisar acionar um seguro.
O Código do Consumidor e o Código Civil preveem que se o produto apresentar umdefeito de fabricação, que venha a se manifestar após o fim do prazo de garantia (vício oculto), a empresa é obrigada a trocá-lo ou ressarcir o dinheiro pago por ele. Por isso, é melhor guardar todas as notas.
Essas regras são simples de serem introduzidas na sua rotina e o resultado é favorável e evita dor de cabeça. Organizando suas contas a pagar você terá uma previsão de seus gastos e com certeza conseguirá economizar algum dinheiro. 

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