Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como organizar o guarda-roupa feminino


Guarda-roupa branco aberto
Shutterstock
Saber onde está determinada peça de roupa no armário é mérito dos que têm organização. Por isso, o primeiro passo para não se ver em meio a bagunça e acúmulo de coisas é desfazer-se do que não é mais utilizado. Decida se fará doação ou descarte. Roupas acumuladas sem uso só farão volume no armário, o que dificulta a organização. Você ainda pode aproveitar a ocasião para customizar as peças.
As personal organizers Maria Bernadete Tancredi Mininel e Cristina Maria Tancredi da Fonseca dão dicas para selecionar os itens que você deve abrir mão. "Separe três sacolas, uma com as coisas que você realmente vai se desfazer, outra com as roupas que vai doar, e a terceira com as que não decidiu ainda e está pensando no destino que dará para elas", sugere Maria Bernadete.
A escolha do cabide também deve ser feita com cuidado por quem está organizando o guarda-roupa. "Um cabide de madeira, por exemplo, ocupa lugar de dois cabides cromados", aponta Cristina. A utilização de cabides coloridos para pendurar as roupas pode causar desconforto visual, por isso, as profissionais recomendam uma padronização. "Se as roupas já são coloridas, vai causar poluição visual se os cabides forem coloridos também".
A terceira dica é guardar uma peça por cabide para que não amasse e seja fácil de encontrá-la no armário.
As profissionais recomendam ser necessário observar a altura do gancho do cabide e a do calceiro, para que não corra o risco de as peças de roupas amassarem. Além de pendurar peças de roupas, alguns cabides têm a finalidade de abrigar colares, pulseiras e cintos.
Calças, sacos de TNT com edredom, biquíni e sapato
Shutterstock/Cris & Dete
Para as roupas guardadas em gavetas, a sugestão é que fiquem dobradas de acordo com a tonalidade das cores. Assim, as claras ficam no fundo da gaveta e as escuras na parte de cima. Armazenar em prateleiras também auxilia na organização de acessórios femininos, como carteira e bolsa. Assim pode ser feito com pijamas, camisetas, bermudas e moletons dobrados. Para organizá-los, a dica é separar conforme a cor.
A organização do guarda-roupa feminino também precisa estar aliada à boaconservação das roupas. Guardá-las em sacos de TNT é uma boa opção tanto para deixá-las em prateleiras no armário ou na própria gaveta, pois permitem a ventilação das roupas. "De maneira alguma as roupas ou sapatos devem ser guardados em sacos plásticos. Eles abafam e consequentemente causam mofo nas roupas", ressalta Maria Bernadete.
Nos kits de TNT, com ou sem visor, é possível guardar travesseiro, edredom, lenços, cachecóis e sapatos. Se preferir poderá colocar as roupas íntimas nesses sacos em gavetas ou em prateleiras, principalmente os sutiãs com bojo que ocupam mais espaço. As personal organizers orientam que lingeries estejam separadas das meias, para impedir que estas se percam na gaveta. "Guarde-as em gavetas separadas seguindo o mesmo critério de cor", diz Cristina.
Sapatos em prateleiras e materiais de TNT
Shutterstock/Cris & Dete
Para a organização de enxovais o recomendado pelas personal organizers é que estejam juntos nas prateleiras. "Assim, os edredons ficam embaixo e os lençóis em cima", recomenda. Antes de guardá-los você pode colocá-los em sacos de TNT, pois os conservarão limpos por mais tempo.
Já as capas de TNT são indicadas para proteger ternos, blazers e vestidos, como mostra a foto acima. Calçados e bolsas podem ser organizados em prateleiras, utilizando sacos com ou sem visores, ou caixas transparentes arejadas. "Malha, veludo e algodão não são recomendados para guardar as peças", frisa Maria Bernadete.
Para que a organização da prateleira seja facilitada, a dica é ordenar essas peças do preto ao branco. As bolsas e acessórios podem tanto ser guardados em prateleiras como em mancebos.
O mesmo critério de cores deve ser seguido quando pendurar camisas, casacos e jaqueta. Para não amassarem, as camisetas devem ser dobradas como nas lojas ou em rolinhos para quem não dispuser de espaço no guarda-roupa. Já as calças de tecido fino podem ser penduradas em cabides ou em calceiros, das claras para as escuras. "As calças jeans ficam bem organizadas se dobradas e colocadas em prateleiras", sugere Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário