Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Organize seu home office


Mesa de trabalho
Shutterstock
O lugar onde você passa boa parte do dia precisa estar arrumado. Além de espaço de trabalho, o home office muitas vezes também é o cantinho de lazer, no qual você curte seu passatempo favorito e navega na internet. O home office deve ser confortável, afinal faz parte da sua casa e não de um ambiente frio de escritório. Contudo, a falta de tempo e o acúmulo de atividades podem tornar o seu espaço de trabalho um amontoado de pastas, papeis e miudezas.
Como torná-lo um lugar agradável e ao mesmo tempo organizado? A resposta está na adaptação do home office para a sua atividade. Se você precisa de um espaço calmo e sério, opte por gavetas e armários. Para quem encontra inspiração em um ambiente de desordem organizada, painéis de visualização, prateleiras abertas e um grande plano de trabalho são uma boa saída.
Personalizando o seu espaço, você vai se concentrar mais e não dispersar sua atenção procurando acessórios indispensáveis. Liste as suas necessidades e prioridades. Defina as ferramentas usadas com mais frequência e as mantenha ao alcance das mãos. Assim, você organiza e limpa a mesa enquanto trabalha. Arquivos, registros e tudo o que é pouco usado devem ser guardados em outro lugar.
Vamos à prática? Na próxima página, veja dicas para transformar seu ambiente de trabalho em um lugar organizado e prazeroso.
Post it
Shutterstock
O mais importante é conseguir identificar a localização dos objetos. Prateleiras, caixas, gavetas e armários são úteis para abrigar os objetos que se multiplicam no home office. Classifique-os por categorias e guarde-os em recipientes etiquetados - caixas e potes - de tamanho adequado para cada conteúdo.
 Organizadores de mesa e gaveta
Acima, duas opções para deixar sua mesa de trabalho com um ar mais organizado. O organizador branco da Etna tem várias divisórias para abrigar diferentes tipos de miudezas. O organizador da Tok Stok é feito de tela de aço e pode ficar sobre a mesa ou dentro da gaveta.
 Organizadores de mesa
Os organizadores de mesa da Staples, acima, são ideais para guardar documentos de uso frequente e correspondências antes de serem pagas.
Organizadores de parede
Foto: Acrimet / Tudo Encaixa - Elo7
Uma alternativa para não deixar a mesa sobrecarregada é um organizador de parede. À esquerda, a prateleira multiuso da Acrimet contém 25 potes organizadores que agrupam as miudezas e permitem a visualização. Ao lado, o organizador artesanal da Tudo Encaixa - Elo7 também pode ser pendurado na porta do armário.
 Home office
O livro "Storage Solutions" dá uma dica criativa para organizar o home office. Uma simples prancheta e um tecido de estopa colocados na parede compõem um escritório tranquilo num canto do quarto. Pregadores de lembretes, uma linha adaptada e potes colocam o lugar em ordem.
O acúmulo desnecessário de objetos deve ser uma preocupação constante. Diariamente, reserve alguns minutos para jogar fora o lixo e mandar papéis usados para a reciclagem. Nesse momento, questione se existe algum motivo relevante para manter um documento. Caso chegue à conclusão de que não há razão alguma para guardá-lo, livre-se dele!
Os documentos que não podem ser jogados fora, porém precisam ser guardados por motivos legais ou financeiros, podem ser organizados de acordo com um sistema de arquivo. O critério fica a sua escolha, em ordem alfabética, cronológica ou baseado na frequência de consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário