Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

terça-feira, 26 de julho de 2011

Acampamento dentro de casa

Criança em barraca colorida
Dreamstime
Algumas brincadeiras de criança são tão divertidas que atravessam gerações. As instruções e regras dos jogos são passadas de pai para filho e formam as boas lembranças da infância. Brincar de acampamento é uma delas, não importa o lugar onde será armado, os pais conduzirão as crianças nesta aventura imaginária inesquecível.
As crianças adoram novidades e sair da rotina é diversão na certa, por isso a parte mais interessante da brincadeira de acampamento é "morar" dentro de uma barraca por algumas horas.
Não importa se a barraca está armada bem próxima a suas camas, por exemplo, o importante é que elas dormirão em um lugar diferente por um dia. Assim, seja no quarto, na sala, no quintal ou numa área de camping, é a sensação de aventuraque torna essa brincadeira tão atrativa às crianças.
Montando o acampamento
 Crianças e um cachorro dentro de barraca
Para entrar no clima de aventura, todos devem participar da montagem do acampamento. No mercado, existem barracas de brinquedo que podem ser armadas dentro de casa, mas a diversão é ainda maior quando a barraca é feita de lençóis, cobertores, edredons e muita imaginação.
Três ou quatro cadeiras ou dois sofás, um de frente para o outro, podem servir de armação, enquanto um cabo de vassoura inserido em um balde cheio de areia pode servir para levantar a tenda para que os pais também consigam entrar na barraca.
Crianças com pais dentro de barraca
Shutterstock
Os exploradores e viajantes precisam criar um abrigo provisório para proteger-se do frio, do escuro e dos perigos da selva à noite, por isso acampam. E que tal tornar a brincadeira mais real e trazer os mistérios da selva para a sala de estar?
  • Esconda frutas e bolachas atrás dos móveis. As crianças devem sair "à caça" para encontrar o alimento.
  • Para cozinhar de mentirinha, coloque as frutas e bolachas dentro de uma panela. Depois, simule uma fogueira prendendo com elástico o meio de duas folhas de papel celofane: por fora vermelho e, por dentro, amarelo. Se os pais estiverem participando integralmente da brincadeira, podem usar um fogareiro para assar marshmallows.
  • Fechem as cortinas, desliguem as luzes e acendam suas lanternas. Todos estarão mais preparados para enfrentar os perigos da floresta se levarem a tira colo, além da lanterna, um cantil de água.
  • Para um grupo maior de crianças, monte duas barracas e inicie uma gincana de brincadeiras na floresta. A competição entre os acampamentos tornará a atividade ainda mais divertida.
  • Aproveite o tema da natureza para ensinar às crianças lições de preservação do meio ambiente. Vocês podem se reunir em volta da fogueira e contar histórias sobre a importância da natureza, brincar de imitar o som dos bichos, pedir para as crianças descreverem as diferentes texturas de folhas do quintal e instituir regras como o acampamento que jogar lixo na natureza perde pontos na gincana.
  • A garotada pode se camufla colando folhas de árvores em roupas velhas e bonés e pintar o rosto com tinta guache verde ou preta.
Num dia frio, chuvoso ou nas férias, brincar de acampar dentro de casa estimula a criatividade e a imaginação das crianças. A responsabilidade de transmitir o universo selvagem da brincadeira fica por conta dos adultos, pois as crianças pequenas ainda desconhecem os elementos de um acampamento. Essa interação gera proximidade e troca de informações entre pais e filhos , além de colorir as boas lembranças que os pequenos terão de sua infância.
Pedindo a colaboração de todos na hora de organizar a bagunça e recolher o acampamento também é uma forma de ensinar sobre organização e comprometimento. Antes de seguir a jornada com outras aventuras, é preciso colocar todos os acessórios em seus lugares e levantar acampamento. Até a próxima aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário