Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Depilação a laser elimina maioria dos pelos

Técnica tira quase tudo

Depilação a laser na coxa
Shutterstock
Uma luz é absorvida pelo pigmento encontrado nos pelos e conduzida às células que dão origem a eles. Assim, essas células germinativas são danificadas e deixam de produzir pelos. Embora a depilação a laser não acabe com todos os pelos, é a técnica com o maior potencial de eliminação, cerca de 80%.
O método pode ser aplicado em qualquer parte do corpo e é indicado para o tratamento da foliculite, responsável pelo encravamento. A dermatologista Annia Lourenço menciona que, mesmo que seja definitiva para a maioria das pessoas, a depilação a laser pode não funcionar. "Há casos como os de alteração hormonal, gestação e de pré-adolescentes em que pode haver a recorrência".
A médica salienta as contraindicações do método. Para pessoas com doenças autoimunes, como lúpus, e alergia à luz, a depilação a laser não é recomendada. "Pacientes em tratamento para acne com isotretinoína, por exemplo, também não devem se submeter ao tratamento", acrescenta.
O tratamento também não é indicado para pessoas com pelos muito claros, pois o laser identifica a raiz do pelo pela pigmentação escura, logo o resultado pode não satisfazer. O mesmo vale para pelos ralos demais. "Se o profissional não for um dermatologista treinado para isso, pode tentar formas mais agressivas de eliminar o pelo que não sai e colocar a paciente em risco", alerta Annia.
Segundo ela, algumas situações exigem um cuidado especial, como a de pacientes com problema de cicatrização. "Não deve ser usada energia muito alta para não arriscar uma queimadura e, consequentemente, uma cicatriz indesejada", justifica. Quem tem pele morena ou negra também merece atenção diferenciada,pois o risco de manchas é maior. Porém, já existem aparelhos aperfeiçoados para permitir a depilação com segurança para esse tipo de cútis.

Recomendações antes e depois

Depilação a laser no buço
Shutterstock
Geralmente, são necessárias entre quatro e seis sessões para exterminar os pelos de determinada região, mas alguns casos podem exigir mais. "No caso dos homens, cujos pelos são mais grossos, as sessões variam entre 8 a 10", informa a dermatologista Karen Vargas, que aponta como adequado o intervalo de um mês entre as aplicações.
Para que a depilação a laser tenha efeito, Karen recomenda que, nos 30 dias anteriores à sessão, se evite extrair o pelo da raiz com cera, pinça ou qualquer outro método. Nos quinze dias prévios e posteriores à sessão, é proibido tomar sol e o bloqueador solar com FPS 30 ou mais tem que ser usado várias vezes ao dia. No dia da sessão, a área escolhida deve estar depilada com lâmina.
Apesar de existirem técnicas que amenizam a dor, Annia afirma que ainda não há depilação a laser indolor. "Dói sim, mas a sensação varia de paciente a paciente e da sensibilidade de cada um. Em geral, as regiões mais doloridas são a virilha e o buço", comenta.
A forma de anestesia depende da escolha do paciente e da área a ser depilada. Uma pomada anestésica pode ser aplicada, assim como, no caso de regiões extensas ou com muito pelo, a sedação hospitalar. Depois do tratamento, que sempre deve ter supervisão médica, o restante dos pelos pode ser retirado de outras maneiras ou descolorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário