Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

terça-feira, 5 de julho de 2011

Saiba ajudar seu filho na escolha profissional

Momento da escolha profissional

mulher com dúvidas no computador
Shutterstock
O vestibular é considerado um divisor de águas na vida dos jovens. É o momento em que os adolescentes escolhem um curso para ingressar na universidade, ou seja, decidem qual profissão pretendem seguir. E é comum eles se sentirem indecisos e despreparados para fazerem essa escolha.
Um alto número de estudantes desiste de seus cursos de graduação ou acaba não trabalhando na área em que se formou. Um dos motivos é a influência ou pressão da própria família para que o jovem siga os passos do pai ou da mãe optando pela mesma profissão para cuidar dos negócios da família ou simplesmente porque a carreira profissional dos pais foi bem sucedida. Isso é um dos maiores erros cometidos pela família nessa fase e deve ser evitado.
A escolha profissional deve se basear nas habilidades, interesses e características pessoais do vestibulando. Só assim ele se dedicará realmente aos estudos e poderá se tornar um profissional realizado.

Como a família pode ajudar na escolha profissional

Mãe e filho no computador
Shutterstock
O ideal é que a família acompanhe o momento da escolha profissional com respeito e participação positiva. E como deve ser esta participação? A melhor forma de a família ajudar é ouvindo as dúvidas do filho e ajudando-o a buscar informações sobre as profissões, como áreas de atuação, remuneração, entre outros.
Caso o adolescente apresente dúvidas na escolha da profissão, existem profissionais como psicólogos e orientadores vocacionais que podem ajudá-lo neste momento. Em alguns colégios, há profissionais que desenvolvem trabalhos para que os alunos identifiquem suas inclinações.
Além dos conhecimentos, o emocional dos estudantes também está sendo testado no vestibular, por isso oriente seus filhos para que se dediquem, estudem e leiam muito. Isso fará com que se sintam seguros e otimistas no momento dos exames.
Oriente seu filho a tentar deixar o nervosismo do lado de fora da sala de prova. Concentração é fundamental. Se ele não conseguir passar no vestibular, incentive-o a não desistir. Todo profissional bem sucedido é aquele que persiste e trabalha por melhores resultados, e isso também pode ser aplicado na hora de ingressar na universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário