Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

sábado, 30 de julho de 2011

Dicas para montar um aquario

Planeje antes de começar a montá-lo

peixe em aquário com cascalho
Shutterstock
Se você pretende montar um aquário, mas não tem nenhuma experiência nisso, aconselho que monte um de água-doce, pois é mais barato e mais fácil mantê-lo em equilíbrio. O aquário de água salgada é tentador por sua beleza, mas requer prática, uma verba gorda e muita paciência até que as condições biológicas estejam ideais para a introdução de peixes.
Antes de iniciar a montagem, pesquise quais os peixes você quer ter. Caso esta seja sua primeira experiência, procure criar peixes de manutenção mais simples como lebistes, néons, molynésias e platys. Escolha também o tamanho do aquário que você pretende ter. Lembre-se de que o tamanho limita a quantidade de peixes. Não se deve exagerar na população de um aquário, os peixes necessitam de espaço para nadar.
Depois de escolhido e comprado o aquário, lave-o apenas com água e sabão e não utilize produtos químicos. Escolha um tipo de filtragem adequado ao tamanho do aquário, em lojas especializadas você encontra diversas opções de filtros e bombas.
No fundo do aquário deve ir uma camada de cascalho, que é importante para o bom agrupamento das colônias de bactérias que ajudam a equilibrar o pH da água. Coloque plantas também, mas saiba que as mais verdinhas necessitam de mais luz do que as outras.

Iluminação e equipamentos básicos

 Menina olhando aquário
Shutterstock
A iluminação também depende do tamanho do aquário escolhido. Existem lâmpadas próprias para aquários e como a luz ajuda na fotossíntese das plantas, elas devem ficar acesas em média oito horas por dia.
Após lavar o aquário e colocar o cascalho no fundo, você deve preenchê-lo com água filtrada e sem cloro. Depois de montá-lo, verifique o pH da água e deixe o aquário descansar por sete dias antes de colocar os peixes.
Existem alguns equipamentos básicos necessários para a manutenção de um aquário de água doce. Veja abaixo a lista de itens que você vai precisar.
- Kit de teste de pH
- Sifão para limpeza
- Luminária
- Termostato
- Filtro biológico
- Bomba de circulação
Agora que aprendeu a montar um aquário está na hora de escolher seu novo amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário