Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

terça-feira, 26 de julho de 2011

Tradição faz o diferencial do ladrilho hidráulico

Técnica artesanal

Ladrilhos na sala de jantar
Ladrilhos Treviso
Fora da lógica de produção industrial em larga escala, os ladrilhos hidráulicos resistem ao tempo sem mudar seu modo de confecção artesanal. Produzidos um a um em fábricas passadas de pai para filho, esse tipo de revestimento requer paciência e experiência para chegar à perfeição.
A história do ladrilho, na opinião da arquiteta Danielle Pierri, habituada a usar o revestimento em seus projetos de decoração, é o que faz o seu diferencial. Em meados do século 18, muçulmanos inspirados no mosaico bizantino criaram o produto para revestir paredes em edificações e mansões europeias e, no século seguinte, a invenção que mistura cimento, areia, pó de pedra, pó de mármore e pigmentos foi importada pelos portugueses que colonizavam o Brasil.
A camada de desenho do ladrilho tem cerca de cinco milímetros e possibilita opções e combinações de cores variadas. Pierri afirma que, dependendo do desenho, o ladrilho hidráulico pode compor um estilo retrô, que resgata elementos do passado, e atual. "Ladrilhos com desenhos geométricos, em preto e branco ou craft, branco e verde musgo dão um ar moderno", explica.
 Ladrilho instalado na bancada da cozinha
Ela acrescenta que o tato frio do material restringe o uso de ladrilhos em regiões climaticamente mais frias, como o sul do país, onde costuma-se aplicá-lo em halls, cozinhas e áreas externas. Já em lugares onde o calor predomina, o ladrilho pode revestir qualquer ambiente.
O revestimento tem forte resistência à abrasão, intempéries, com alta durabilidade e simples manutenção. Se o desenho do ladrilho estiver um pouco encardido ou desbotado, uma lixada é suficiente para ele voltar a brilhar.
Como o revestimento é feito de concreto não esmaltado, não é deslizante. Pierri diferencia o ladrilho hidráulico da cerâmica hidráulica, ressaltando que a última tem textura pintada que imita o primeiro. "Ladrilho é mais grosso, pesado e espesso. Precisa ter dois centímetros, sendo que meio é de argamassa".
Na página seguinte, veja alguns ambientes com ladrilhos hidráulicos.

Cozinha e área externa

Ladrilho na parede da cozinha
Ladrilhos Treviso/Arte em ladrilhos
Nas imagens acima, os ladrilhos hidráulicos revestiram uma parte da parede da cozinha. À esquerda, as peças da Treviso deram um ar jovial e, à direita, o revestimento da Arte em Ladrilhos deu um toque rústico junto às peças artesanais.
 Tapete de ladrilho na copa
O ladrilho não precisa revestir todo o piso, pode formar uma espécie de tapete sob um móvel, como a mesa da copa acima.
 Ladrilho em áreas externas
A churrasqueira de concreto pré-fabricado ganhou cor com os ladrilhos hidráulicos da Treviso. Na varanda ao lado, o revestimento da Arte em ladrilhos foi aplicado no piso de madeira de demolição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário