Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Como conservar frutas

frutas
Shutterstock
Frutas são fundamentais à nossa saúde. Elas fornecem vitaminas e minerais antioxidantes e são ricas em fibras, promovendo um adequado funcionamento do intestino. Consuma pelo menos três porções ao dia e mantenha-se saudável. Para conservá-las e ter sempre uma fruta fresquinha à mão na hora da fome siga as dicas para cada fruta.
Abacate
Deve ser guardado em local arejado e fresco. Se estiver verde, não convém guardá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado deve ser imediatamente consumido, pois sua polpa escurece em contato com o ar. Para evitar o escurecimento imediato, passe um pouco de suco de limão na superfície do fruto ou para armazená-lo por um ou dois dias em geladeira, misture nele suco de limão espremido. Quando usar apenas metade, conserve semente no pedaço que for guardado.
Abacaxi
A coroa só deve ser retirada no momento do consumo e antes de cortar o abacaxi, lave bem a casca com uma escovinha, mas sem usar detergente ou sabão. Quando madura, deve ser consumida em um ou dois dias caso seja mantida fora da geladeira. Se ainda precisar amadurecer, deixe em temperatura ambiente enrolado em papel.
Ameixa
Para que se conserve por muitos dias, guarde-a na geladeira em saco plástico, sem lavar.
Banana
Deve ser conservada em local fresco e seco. Na geladeira ela perde o sabor e se estraga mais rápido
Caju
Deve ser consumido no mesmo dia da compra, pois estraga muito fácil e rápido. Se estiver bem firme pode ser mantido em geladeira por no máximo dois dias.
 Caqui
Caqui
Se já estiver maduro deve ser guardado em geladeira.
Cereja fresca
Quando estão bem frescas podem ser guardadas em geladeira, de preferência na parte de baixo, ou em locais secos e arejados por até uma semana.
Coco
 Coco seco e coco fresco
O fresco, quando fechado conserva-se por dois meses. Depois de aberto deve ser consumido no mesmo dia ou guardado em recipiente tampado por no máximo cinco dias. O ralado fresco deve ser consumido no mesmo dia ou mantido em geladeira por apenas dois dias em saco plástico bem fechado. O seco conserva-se por muito tempo sem se alterar.
Damasco
Pode ser conservado em geladeira por dois ou três dias, sem lavar, em recipiente fechado para controlar a umidade. Lavar somente antes de consumir.
Figos
Shutterstock
Figo
Como estragam com muita facilidade, devem ser conservados em geladeira. Quando maduro, dura por até dois dias sob refrigeração. É indicado cobri-lo ou embrulhá-lo em papel toalha ou guardanapo para evitar que absorva odores e sabores e de outros alimentos que estiverem na geladeira.
Goiaba
Como estraga com facilidade, você não pode demorar muito para consumi-la. Antes de guardar, lave e enxugue bem, depois coloque na parte inferior da geladeira.
Jabuticaba
Deve ser consumida no mesmo dia da compra, pois estragam com muita facilidade. Para guardar por um ou dois dias, lave, enxugue bem e guarde na gaveta da geladeira.
Laranja
Pode ser conservarda em local fresco e arejado, fora da geladeira, por até duas semanas.
Limão
Se está verde, guarde-o em local fresco, seco e arejado. Se já estiver maduro, conserve na geladeira dentro de um saco plástico. Nas duas situações pode durar até duas semanas. Se estiver cortado guarde-o na geladeira, num recipiente fechado. Para dar mais caldo, use-o quando estiver em temperatura ambiente.
Maçã
 maçãs
Fruta que se conserva bem durante bastante tempo. Pode ser guardada na parte de baixo da geladeira ou em uma fruteira em local ventilado por cerca de três semanas.
Mamão
Se o mamão ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro. Se o mamão já estiver maduro, coloque-o na geladeira, o mais distante possível do congelador.
Manga
Manter em local fresco e ventilado. Se ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal, assim acelerará o amadurecimento. Depois de madura não deve ser guardada por mais de dois dias. Se for conservar em pedaços, envolva-os em papel filme.
Maracujá
Shutterstock
Maracujá
Como a casca é grossa, conserva-se durante vários dias na geladeira ou fora dela, desde que o ambiente seja fresco e seco. Se a fruta está amadurecendo guarde-a na gaveta da geladeira, longe do congelador. A polpa pode ser congelada por até seis meses.
Melancia
Fora da geladeira se conserva por uma semana, em local fresco e arejado. Depois de cortada, conservar em geladeira, envolvida em papel alumínio ou filme para evitar que absorva o odor de outros alimentos e o ressecamento da fruta.
Melão
Deve ser conservado em local fresco e arejado. Se já estiver maduro, guardar em geladeira. Se estiver aberto, cubra com plástico. Para acelerar o amadurecimento, envolva a fruta em uma folha de jornal por um ou dois dias.
Mexerica
Guarde em local fresco e arejado, evitando colocar umas sobre as outras para que não amassem. Se estiverem maduras, conservam-se bem por até cinco dias, depois começam a amolecer e embolorar.
 mexirica
Morango
Pode ser conservado em geladeira sem lavar por três ou quatro dias. Caso prefira armazenar já devidamente higienizado, que seja em um recipiente fechado. Lave sem retirar o talo e as folhas.
Pera
Conserve em local fresco, seco e arejado, embaladas uma a uma com papel. Evite guardar em geladeira, pois perde parte do sabor e aroma. Também não coloque em sacos plásticos fechados, pois esta fruta libera um gás que acelera o amadurecimento e causa apodrecimento.
 pera
Pêssego
Guarde os maduros na geladeira sem lavar por quatro dias. Para evitar que se desidrate, guarde-o em recipiente fechado. Os que precisarem amadurecer podem ser embrulhados em papel e conservados em temperatura ambiente.
Uva
De preferência conserve-as na gaveta da geladeira, mas antes, retire apenas os bagos estragados, para que não deteriorem os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário