Quantas pessoas temos online? Veja abaixo

sábado, 30 de julho de 2011

Dicas para economizar água em sua casa

Banheiro e cozinha

torneira saindo água
Shutterstock
Bastam algumas simples mudanças de hábitos para que você economize água em sua casa. É bom para o bolso, meio ambiente e futuras gerações que poderão desfrutar da qualidade de vida proporcionada por esse elemento essencial à sobrevivência do planeta.
No banheiro, não deixe a torneira aberta enquanto faz a barba ou escova os dentes, aliás, o ideal é enxaguar a boca utilizando um ou dois copos de água.
A válvula da descarga precisa estar sempre regulada, do contrário, é possível que a descarga "dispare" e jorre mais água que o necessário. Descargas com caixas d'água são mais econômicas. Também não jogue lixo no vaso sanitário.
Além da água, os chuveiros elétricos consomem muita energia. Cinco minutos são suficientes para tomar um bom banho, mas se você acha pouco, tente, pelo menos, não passar mais de dez minutos debaixo do chuveiro. Outra dica é fechar a torneira enquanto se ensaboa.
Para economizar água quando for lavar a louça, siga essas dicas:
  • Retire todo o resto de comida e jogue no lixo;
  • Não jogue restos de óleo e gordura diretamente na pia. Existem empresas que reciclam o óleo para fabricação de sabão;
  • Prepare uma bacia com água e detergente, ou utilize a própria cuba da pia, e deixe a louça de molho por alguns minutos;
  • Só abra a torneira quando for enxaguar a louça;
  • Máquinas de lavar louça ajudam a economizar água, desde que utilizadas cheias, ou seja, com a capacidade máxima de louça.

Lavanderia e áreas externas

cesto de roupas
Shutterstock
Na lavanderia, a regra básica é não deixar torneiras abertas com água escoando quando não precisar usar a água. Portanto, roupas com sujeira pesada devem ser deixadas de molho antes da lavagem.
Espere a roupa suja acumular para que possa aproveitar a capacidade máxima da máquina de lavar. Depois, reaproveite a água utilizada na lavagem de roupas para lavar as áreas externas da casa.Prefira comprar máquinas de lavar que possuem abertura frontal, pois esses modelos utilizam menos água do que os de abertura superior.
Não há necessidade de lavar as calçadas. Varrer com uma vassoura de cerdas naturais é o bastante, mas se você não abre mão, reutilize a água da máquina de lavar.
Regar as plantas usando um regador dá mais controle sobre a quantidade de água a ser utilizada. Não é preciso regar as folhas das plantas, basta regar a raiz.
As torneiras que possuem telas na saída de água, embora pareçam proporcionar maior vazão, "espalham" menos água do que os modelos sem tela, portanto ajudam a economizar água tornando o uso mais eficaz.
Para lavar o carro, use dois baldes grandes cheios com água para ensaboar e dois para enxaguar. Mais do que isso é desperdício, por isso usar mangueira é dispensável.
Em épocas de chuva, aproveite para armazenar água, mas o faça de forma segura, ou seja, não deixe os reservatórios destampados para não aumentar o risco da dengue. A água da chuva pode ser utilizada para limpar a casa, regar as plantas e, caso tenha aquário, use-a para trocar a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário